Honrar ou se submeter? Por Bert Hellinger

"Honrar ou se submeter

PARTICIPANTE Como é com a reverência e a submissão? Onde começa uma coisa e onde termina a outra? Onde estão as correlações e como se deve lidar com isso?

HELLINGER Muitas vezes o câncer ou também a obesidade se origina no momento em que uma mulher se recusa a se curvar perante a mãe. Então, essa mulher anda de cabeça erguida. Aqui, honrar e se submeter seria a mesma coisa. Quando é uma submissão com amor, então, isso é honrar.

Frequentemente a submissão é vivenciada da seguinte forma: quando alguém quer algo de mim e eu dou, preciso renunciar à minha dignidade. Mas aqui se trata de que alguém, finalmente, concorde com o seu destino assim como é. Em grande parte, o nosso destino é determinado através de nossos pais. De nossos pais temos o que somos e também o que nos falta. Os pais nos deixam um caminho livre e também nos limitam através deles mesmos, pelos seus destinos e sua origem, seja lá como for. Nesse sentido, quando nos submetemos com amor e concordamos com o destino, com todas as suas consequências, esta é uma forma de submissão. Pode-se dizer também que é uma entrega. Essa é uma palavra totalmente diferente. Dessa entrega vem a grandeza. Quando alguém consegue honrar seus pais dessa forma, pode-se colocar ao lado deles no mesmo nível e, ao mesmo tempo, libertar-se. Portanto, na prática é justamente o contrário daquilo que tememos que possa acontecer quando nos submetemos.

OUTRA PARTICIPANTE Tenho ainda uma pergunta adicional: é também da mesma forma para o homem, que deva se curvar perante o pai?

HELLINGER A reverência principal é sempre perante a mãe.

PARTICIPANTE Também para o homem?

HELLINGER Também para o homem. Honrar a mãe, isso é o mais difícil e o maior. Mas é claro que uma criança precisa se curvar também perante seu pai. Mas a reverência principal, a reverência necessária é perante a própria mãe."

Trecho do livro "A fonte não precisa perguntar pelo caminho" de Bert Hellinger

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração aos ancestrais

Frases de Joan Garriga

Frases de Bert Hellinger